São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio causa alta abstenção nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O mau tempo no oeste dos EUA provocou altos índices de abstenção nas eleições primárias do Arizona, da Dakota do Norte e da Dakota do Sul e pode ter favorecido o desempenho do jornalista ultraconservador Pat Buchanan.
Buchanan apareceu nas últimas pesquisas de intenção de voto no Arizona em virtual empate com o senador Bob Dole pelo primeiro lugar na primária do Partido Republicano, de oposição.
O vencedor receberá o compromisso de voto dos 39 delegados que o Arizona manda para a convenção nacional do partido, que escolherá o candidato presidencial para a eleição de novembro.
Na Dakota do Sul e na Dakota do Norte, onde Dole era o favorito com folga, de acordo com as pesquisas, ocorreram tempestades de neve, e a temperatura máxima ficou abaixo de 0oC.
Dakota do Sul e Dakota do Norte enviam 18 delegados cada à convenção republicana. Ao contrário do Arizona, ali a distribuição do compromisso de votos dos delegados é proporcional à votação dos candidatos na primária.
O índice de comparecimento nos três Estados pode ter sido de 30%, de acordo com as primeiras estimativas. As urnas tinham horário de fechamento marcado para as 19h locais (23h) em Brasília.
Alta abstenção tende a favorecer os candidatos que tenham militantes mais comprometidos com sua plataforma. No caso das primárias republicanas deste ano, esse candidato é, sem dúvida, Buchanan.
Apesar do seu mau desempenho no início da campanha, o senador Bob Dole ainda é o preferido pela maioria dos eleitores republicanos em todo o país, de acordo com pesquisa divulgada ontem pelo jornal "The New York Times".
Dole tem 39% das preferências, contra 25% para Buchanan, 12% para Lamar Alexander e 5% para Steve Forbes. Há um mês, a situação era: Dole, 43%, Forbes, 12%, Buchanan, 8% e Alexander, 5%.
O maior índice de rejeição nacional entre os quatro candidatos passou de Buchanan, há um mês, para Forbes. Mas o de Buchanan ainda é alto (35%, contra 39% de Forbes, 29% de Alexander e 20% de Bob Dole).
Para ganhar a candidatura presidencial republicana, são necessários os votos de 996 delegados. Por enquanto, Buchanan tem o compromisso de 27, Forbes, de 17, Dole, de 16 e Alexander, de 9.
No sábado, a Carolina do Sul coloca 37 delegados em jogo, e, na terça-feira que vem, nove Estados, a maioria na Costa Leste do país, realizam suas primárias.

Texto Anterior: Encontrado na Itália maior arsenal da Máfia; Argentina suspende policiais por agressão; Tiroteio mata três em São Petersburgo; Casal Rosenberg foi espião, diz ex-agente; Incêndio em Taiwan mata 13 e fere 17; ONU não tem provas de matança em Ruanda; Chelsea Clinton completa 16 anos
Próximo Texto: ONU levanta sanções a sérvios da Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.