São Paulo, terça-feira, 5 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Durval Silvério vai substituir Tápias

DA REDAÇÃO

Alcides Lopes Tápias deixou ontem a vice-presidência do conselho de administração do Bradesco -maior banco privado nacional- para presidir o grupo Camargo Corrêa.
O conselheiro Durval Silvério foi eleito ontem para o cargo de Tápias no conselho do Bradesco.
Quarto maior conglomerado do Brasil, a Camargo Corrêa começou a reestruturação antes mesmo da morte do fundador do grupo, Sebastião Camargo, em agosto de 1994.
A viúva de Sebastião Camargo, Dirce Navarro de Camargo, preside a holding (controladora do grupo), composta de 28 empresas, sendo a principal delas a Construtora Camargo Corrêa.
Na reestruturação do grupo, a Camargo Corrêa S/A -que será presidida por Alcides Tápias- poderá substituir a holding Participações Morro Vermelho.
As filhas de Sebastião Camargo -Regina, Renata e Rosana- não se interessaram em gerir as empresas. Na ausência de um sucessor natural, o grupo passou para a profissionalização, que culmina com nova reorganização e a contratação de Tápias.
Transição
A transição no comando do grupo foi dificultada pela disputa pelo poder entre os genros -Luiz Roberto Ortiz Nascimento, Carlos Pires de Oliveira Dias e Fernando Botelho. A viúva Dirce -herdeira natural- uniu a família e passou a presidir a empresa na ausência do fundador.
O anúncio na sexta-feira, de que Tápias havia sido eleito representante do Bradesco no conselho de administração da Companhia Siderúrgica Nacional, Ericsson e na Latasa, afastava os rumores de que ele iria presidir algum banco no mercado financeiro.
Tápias chegou a declarar que após ter trabalhado por 40 anos no maior banco privado nacional, não iria para qualquer outra instituição financeira, pois seria um retrocesso em sua carreira.
O Bradesco garantiu que a experiência de Tápias não fosse absorvida por outro banco por meio de sua indicação como representante do banco em empresas que a instituição tem participação acionária.
Ontem, na reunião do conselho de administração, Silvério foi escolhido para substituir Tápias.
O vice-presidente executivo Armando Fernandes Júnior deixa a função executiva para tratar de empreendimento pessoal, ficando porém como consultor especial do Bradesco.
Tápias e Armando não serão substituídos na vice-presidência executiva -suas funções foram distribuídas entre os demais executivos do banco.
Durval Silvério já pertencia ao conselho de administração do Bradesco. A presidência do conselho e da diretoria executiva continua sendo exercida por Lázaro de Mello Brandão.

Texto Anterior: Paulinho ameaça desistir do acordo temporário
Próximo Texto: FHC quer superpoder com lei antitruste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.