São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garantia real de renda ao aposentado

JOSÉ VALDIR RIBEIRO DOS REIS

O modelo adotado pelos fundos de pensão brasileiros -capitalização bancado por empregados e empregadores- é, sem dúvida, a solução mais viável para a grave crise previdenciária brasileira.
Talvez seja possível até afirmarmos que os fundos são a única saída. Em todos os países onde estão presentes, essas instituições mostraram-se eficientes na solução de um dos graves problemas que têm se colocado à sociedade moderna: como manter o nível de renda dos trabalhadores após a aposentadoria.
Por sua natureza complementar, o sistema de fundos de pensão convive harmonicamente com a Previdência oficial, que deve ser básica e contemplar todos os trabalhadores independentemente do nível de renda.
Além disso, eles guardam ainda uma vantagem em relação à previdência privada aberta, no tocante aos trabalhadores de menor poder aquisitivo. Isso porque, devido ao custo maior, a previdência aberta é voltada para o trabalhador de maior renda, já que nesses planos não existe nenhuma colaboração do patrão.
No fundo de pensão, por sua vez, as contribuições são feitas por empregados e empregadores, de forma que pode ser considerado um salário indireto.
Ao investir na estruturação de fundos de pensão para seus funcionários, as empresas não estão desperdiçando recursos. Elas estão na verdade lançando mão de uma das mais modernas ferramentas da sua política de recursos humanos. Sim, pois o fundo funciona como mais um atrativo para o recrutamento de funcionários mais qualificados e permite que os empregados em idade de aposentadoria possam desligar-se sem traumas para desfrutar do merecido descanso.
A disseminação dos fundos de pensão solucionaria dois dos graves problemas das áreas social e econômica do país: a incapacidade de a Previdência oficial pagar benefícios compatíveis com o nível de renda da fase ativa e a carência de poupança interna para investimentos de longo prazo. Sua extensão para o pagamento das aposentadorias do funcionalismo público resolveria, no longo prazo, o grave problema de caixa dos governos e representaria a saída política de um problema que vai aos poucos tornando-se dramático.
Os fundos de pensão são importantes e indispensáveis para empregadores, empregados e para o país.
Aos empregadores permite recrutar mão-de-obra mais qualificada; aos empregados proporciona aposentadorias próximas dos valores dos salários recebidos na ativa; e ao país disponibiliza uma importante poupança para investimentos a longo prazo, o que é mais do que necessário em países em desenvolvimento como o nosso.

Texto Anterior: Tempo de conversão
Próximo Texto: Bilhões em jogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.