São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erundina é a mais votada em prévia do PT

DA REPORTAGEM LOCAL

A ex-prefeita Luiza Erundina foi a mais votada em prévia do PT realizada ontem para escolha do candidato a prefeito de São Paulo.
Às 0h15 de hoje, Erundina tinha larga diferença de votos de Aloizio Mercadante e Tereza Lajolo. Das 69 urnas, 21 haviam sido apuradas. A ex-prefeita tinha 1.672 votos contra 917 de Mercadante e 209 de Lajolo.
Essa diferença garantiria a candidatura de Erundina. Pelo regimento petista, para vencer a prévia, a candidata teria que obter um voto a mais do que a soma dos votos dos dois demais candidatos.
O presidente nacional do PT, José Dirceu, já considerava, à 0h15, a candidatura de Erundina à Prefeitura como "irreversível".
Recursos
Mercadante entrou com dois recursos contra a prévia. No primeiro, reclamou de abuso de poder econômico de Erundina.
Segundo ele, correligionários de Erundina teriam transportado filiados para votar em ônibus fretados, o que é proibido pelo regimento do partido.
Mercadante também questionou a validade de cerca de 715 votos "em separado" (quando um filiado vota em um diretório que não o de origem).
Caso os votos em separado fossem anulados, o quórum de 9.543 votantes não seria atingido, levando a decisão para o encontro municipal do partido, em maio, quando somente cerca de 900 delegados regionais teriam direito a voto.
Mas os recursos não terão consequências práticas. Mercadante afirmou que, qualquer que seja o resultado deles, ele respeitaria o resultado da prévia realizada ontem.
A maioria dos militantes presentes à apuração, realizada na quadra esportiva do Sindicato dos Bancários (centro de Sâo Paulo), era de simpatizantes de Erundina.
Na avaliação de alguns petistas que votaram em Erundina, como o deputado federal José Genoino, a principal dificuldade da campanha será reduzir seu índice de rejeição.
Na pesquisa Datafolha divulgada ontem, Erundina é a candidata com maior índice de rejeição. Chega a obter 49% de rejeição entre os eleitores que ganham mais de 20 salários mínimos.
Nesse levantamento, ela aparece em primeiro lugar ao lado do pedetista Francisco Rossi.
Num cenário de disputa contra Rossi e José Serra (PSDB), Erundina teria 24% das intenções de voto, contra 22% do candidato do PDT e 14% do tucano. Num cenário em que Serra é substituído por Sérgio Motta no PSDB, Rossi tem 25% contra 23% de Erundina.
Rio
O PT também fez prévias no Rio e Salvador (BA). No Rio, concorrem o deputado estadual Marcelo Dias e o vereador Chico Alencar. A apuração será realizada hoje.

Texto Anterior: Fazenda quer 'rolar' só créditos bons
Próximo Texto: Ex-prefeita não teme rejeição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.