São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC silencia; Sarney ironiza governistas

MARTA SALOMON

MARTA SALOMON; SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Resultado surpreende Planalto

O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), comentou ontem a pesquisa do Datafolha sobre a CPI dos Bancos durante a convenção do PMDB.
"Você viu a Folha?", disse Sarney ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA): "Os irresponsáveis somos nós dois e mais 76% da população". Sarney foi chamado de irresponsável pelos parlamentares governistas por apoiar a CPI dos Bancos. Os números da pesquisa foram lidos na convenção.
O líder do governo no Senado, Elcio Alvares (PFL-ES), atribuiu ontem o resultado da pesquisa da Folha ao fato de o governo não ter divulgado com eficiência o resultado parcial das investigações do Banco Central sobre irregularidades nos bancos.
Planalto
Ontem, o Palácio do Planalto decidiu não comentar o resultado da pesquisa do Datafolha, segundo a qual a maioria dos paulistanos (76%) defende a investigação do sistema financeiro por uma CPI.
Quando decidiu barrar a CPI dos Bancos, o presidente Fernando Henrique Cardoso sabia que sua popularidade sairia abalada, mas não contava que sofreria tamanho desgaste junto à opinião pública.
A Folha apurou que FHC não pretende se manifestar mais sobre ação do governo para mandar a CPI do Senado para o arquivo. Ele dá o assunto por encerrado.
Os líderes governistas agora trabalham para minar um segundo pedido de CPI, de autoria do deputado Milton Temer (PT-RJ).
FHC tentou atuar preventivamente para atenuar o desgaste do seu governo junto à opinião pública por conta da operação que comandou para barrar as investigações do sistema financeiro.
No pronunciamento que fez à nação em defesa das reformas, na terça-feira passada, FHC negou que a ação do governo beneficiasse os banqueiros e afirmou que não havia escândalos a encobrir.

Texto Anterior: MR-8 apóia Paes e Sarney
Próximo Texto: Presidente libera mais verbas ao Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.