São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
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Não basta ser uma marca conhecida

SYDNEY MANZIONE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Durante um bom tempo, a Adria manteve a liderança no grande mercado de massas alimentícias, composto por uma infinidade de marcas, apesar de marcas pouco grandes.
Essa liderança deixou de existir, quando sua participação passou a se reduzir -de forma constante e contínua.
Posicionamento da marca
O que ocorreu parece não ser muito determinável -talvez contribua para o posicionamento da marca, seu preço e mesmo sua distribuição- e, é claro, a atividade forte de toda a concorrência.
A perda de participação de mercado acontecia, a despeito de um crescimento dos volumes de vendas que ocorreram no mercado.
Volume de vendas em alta
Ou seja, mais do que participação, a concorrência da Adria via seus volumes crescerem.
Parece que o período de perdas foi, na realidade, um período de preparação para a famosa volta por cima. Se, por um lado, a queda de participação não parece ser de fácil determinação, o mesmo não ocorre com a recuperação.
Mais investimentos
Trabalhando desde o produto até seu posicionamento de preço, a Adria passou também a aumentar seu volume de investimentos publicitários, fazendo toda uma operação de marketing.
Para se manter em um mercado concorrencial, não basta ter uma marca conhecida...

Sydney Manzione é gerente de atendimento da Nielsen.

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