São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inocêncio usa obra para fazer propaganda política

AUGUSTO GAZIR

AUGUSTO GAZIR; JEFFERSON RUDY
DO ENVIADO ESPECIAL A SERRA TALHADA (PE)

O deputado Inocêncio Oliveira (PE), líder do PFL, está usando a inauguração do açude Serrinha, em Serra Talhada (PE), para fazer propaganda política.
O presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura hoje na cidade (400 km de Recife) o açude, no qual o governo investiu R$ 25 milhões. Serra Talhada é o principal reduto eleitoral do líder do PFL.
Nota divulgada na TV Asa Branca -da qual Inocêncio é acionista-, retransmissora da Rede Globo em Serra Talhada, diz que "a obra é o resultado do empenho e da luta de toda uma vida parlamentar do deputado Inocêncio Oliveira".
A nota afirma que o deputado "convida a todos os pernambucanos" para a inauguração, "que contará com a presença do presidente Fernando Henrique".
Segundo o PT local, a propaganda também é divulgada em rádios e carros de som. Esses últimos, segundo o partido, anunciam a participação de Sebastião Andrada, irmão de Inocêncio e candidato a prefeito da cidade pelo PFL.
Sobrinho confirma
O vereador Giovane Andrada, sobrinho dos pefelistas, disse que os carros de som são do "grupo Inocêncio Oliveira" e que o deputado é acionista da TV e das rádios que veiculam a propaganda.
"O que estamos fazendo é divulgar maciçamente a visita do presidente", disse o vereador. Segundo ele, está confirmada a vinda de 30 ônibus, de todo o Estado, par a a solenidade de hoje.
Até as 20h de ontem, o prefeito de Serra Talhada, Augusto Cesar (PDT), não confirmava sua ida à inauguração. Motivo: estava previsto que o líder pefelista discursaria no evento, e ele não.
Inicialmente, a cerimônia não previa o pronunciamento do deputado. Foi alterado para permitir que fale. O prefeito, adversário do deputado, acusa Inocêncio de usar a inauguração para fins eleitorais.
"Estão tentando tirar proveito eleitoral. Já me perguntaram porque eu também não botei carro de som na rua para fazer propaganda", disse Cesar.
O PT e os sem-terra organizam uma manifestação em favor da reforma agrária e da instalação da CPI dos Bancos durante a visita de FHC à cidade.
Manifestantes
"Esperamos umas 300 pessoas. Virão professores estaduais em greve e servidores públicos da região", disse Sinézio Rodrigues, presidente do PT local.
Segundo a coordenação do cerimonial de FHC, todo o público do evento ficará a uma distância de segurança do palanque, onde estarão os políticos. Não serão permitidas faixas agressivas ao presidente.
Durante o evento de inauguração, FHC receberá o título de cidadão de Serra Talhada.

Colaborou Jefferson Rudy, enviado especial a Serra Talhada

Texto Anterior: Índios protestam no Planalto e no STF
Próximo Texto: A hora de separar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.