São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corretora americana aposta em investimentos no Brasil

Merril Lynch elogia reformas constitucionais

DA SUCURSAL DO RIO

A Merril Lynch International considera o Brasil o melhor país para investimentos na América Latina, segundo seu o presidente da corretora, Winthrop Smith Junior.
Em seus últimos relatórios, a financeira sugere que 46% dos investimentos no continente sejam feitos no Brasil.
Somente em pessoas físicas, a Merril Lynch administra recursos de US$ 730 bilhões, dos quais, 10% vão para fora dos EUA. Entre 1% e 1,5% vêm para a América Latina.
Se a Merril Lynch investir 46% dos recursos para a América Latina no Brasil, isto equivale a recursos da ordem de US$ 3,6 bilhões.
Reformas constitucionais
Segundo Smith Junior, a grande preocupação do investidor estrangeiro com o Brasil é com as reformas constitucionais. Ele elogiou a reforma da previdência e a reforma administrativa, que está para ser anunciada.
Segundo ele, o déficit público brasileiro preocupa, mas acredita que com as mudanças constitucionais, ele pode ser diminuído.
Smith prevê um crescimento do PIB de 3,5% em 1996 e inflação de 13%, o que, segundo ele, é um bom resultado.
Crise de confiança
Apesar do otimismo da Merril Lynch, outras corretoras norte-americanas vêm soltando relatórios reservados que demonstram preocupações em relação ao Brasil.
O que mais assusta os investidores internacionais, segundo estes mesmos relatórios, é a morosidade e a dimensão limitadas das reformas que estão sendo aprovadas.
Outro problema é a crise de confiança no setor financeiro.
Relatório a ser divulgado nos próximos dias pela Thomson BankWatch, uma das mais importantes avaliadoras de bancos do mundo, deve confirmar a insegurança generalizada.
A avaliação é que outros bancos brasileiros possam estar em situação semelhante ao que veio à tona nos casos Econômico e Nacional.

Texto Anterior: Governo aceita 'moeda podre' para Light
Próximo Texto: Senadores aprovam anistia a sindicatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.