São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado aceita poder de veto presidencial

Lei dá mais força a Clinton

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Senado dos EUA aprovou em votação final projeto de lei que dá ao presidente o poder de vetar parágrafos específicos de projetos de lei mandados a ele pelo Congresso.
O presidente Bill Clinton vai sancionar a medida, que ele apóia há pelo menos dez anos. Mas, graças a acordo com o senador Bob Dole, seu adversário na eleição presidencial de novembro, que também é favorável ao projeto, ela só vai entrar em vigor a partir de 1997.
Até agora nos EUA, o presidente só podia vetar projetos de lei inteiros, mesmo que discordasse de apenas um ou dois pontos deles.
Diversos parlamentares do Partido Democrata, de Clinton, acham que o projeto representa grande perda de poder para o Congresso e, por isso, se opuseram a ele.
Analistas políticos acreditam que o projeto vá significar a maior alteração legal da relação entre Executivo e Legislativo nos últimos 50 anos. A medida foi um dos pontos principais da campanha do Partido Republicano (oposição) na eleição parlamentar de 94, que deu a ele maioria no Congresso.

Texto Anterior: Justiça deve indiciar empresas de cigarro
Próximo Texto: Clinton deve vetar lei que proíbe aborto após 4º mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.