São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça deve indiciar empresas de cigarro

Denúncias apontam manipulação

DE WASHINGTON

Os primeiros indiciamentos pela Justiça federal dos EUA de funcionários de empresas produtoras de cigarro estão sendo esperados para breve, segundo informou ontem a agência de notícias "Reuter".
O Departamento de Justiça dos EUA está investigando denúncias de que indústrias de tabaco manipularam o índice de nicotina dos produtos para aumentar a dependência física dos consumidores.
Também está sendo apurado pelo governo americano se dirigentes dessas empresas cometeram perjúrio ao negar em depoimentos ao Congresso que elas adotavam esse tipo de procedimento.
Segundo a "Reuter", os primeiros indiciamentos serão feitos em Nova Orleans (sul), contra funcionários da Brown & Williamson, até o final da semana que vem.
Governos estaduais também estão processando as empresas produtoras de cigarros a fim de se ressarcir dos custos para o sistema público de saúde provocados pelo tratamento de pessoas que adoeceram devido ao fumo.
Ontem, o Texas se juntou ontem a esses Estados.

Texto Anterior: Paciente não contrai HIV, afirma pequisa
Próximo Texto: Senado aceita poder de veto presidencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.