São Paulo, sábado, 30 de março de 1996
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Gasolina é mais poluente que álcool

DA REPORTAGEM LOCAL

A gasolina é um combustível mais poluente que o álcool, mostram medições realizadas pela Cetesb (agência ambiental do governo de São Paulo).
A diferença quantitativa, ou seja, a quantidade de poluentes emitidos por cada combustível, é muito pequena entre os dois, com vantagem para o álcool (veja quadro ao lado).
Mas, se a análise for qualitativa e tomar por base a nocividade das substâncias lançadas na atmosfera pela combustão da gasolina, o álcool se mostra um combustível menos agressivo, tanto para as pessoas como para o meio ambiente, afirma Claudio Darwin Alonso, gerente do departamento de qualidade ambiental da Cetesb.
Segundo Alonso, o alto investimento tecnológico da indústria para melhorar os motores a gasolina fez com que a emissão de poluentes desse combustível chegasse a um patamar muito próximo do álcool, mas em um aspecto a desvantagem da gasolina é grande: a formação de aldeídos.
Os aldeídos são substâncias que irritam as mucosas e podem causar câncer. De maneira geral, a combustão da gasolina resulta na formação do formaldeído. Já a combustão do álcool, no acetaldeído.
Estudos publicados no Threshold Limit Values American Conference of Governmental Industrial Hygienist, publicação norte-americana que lista substâncias e a aceitação do ser humano a elas, mostram que as pessoas, sem sofrer danos sérios, podem ficar expostas a até 100 ppm (partículas por milhão) de acetaldeído. A tolerância ao formaldeído é de 1 ppm.
"O mal que a gasolina produz não tem nem comparação com o álcool", afirma Alonso, que explica também que as medições apresentadas pela Cetesb levam em conta veículos regulados, com motores originais de fábrica.
Alfred Szwarc, diretor da Cetesb, diz que, mesmo na comparação quantitativa entre álcool e gasolina, o prejuízo para o meio ambiente é grande quando se usa a gasolina: "Imagine esses números numa escala de milhões. O estrago é grande".
Em 1995, foram consumidos no Brasil 2,1 bilhões de litros de álcool e o mesmo tanto de gasolina.
Petrobrás
A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) acha muito simplista a afirmação da Cetesb de que a gasolina polui mais que o álcool.
O engenheiro José Conrado de Souza, diretor da entidade, argumenta que o estudo da Cetesb não leva em conta a poluição gerada na produção do álcool.
Souza afirma que, para cada três litros de álcool produzido, é consumido um litro de óleo diesel, combustível usado pelos tratores e caminhões que transportam a cana-de-açúcar.
Souza argumenta ainda que não existe estudo detalhando os males causados pelos aldeídos. "Desconheço estudos técnicos, confiáveis, sobre os malefícios dos aldeídos", disse.
O engenheiro atacou o custo da produção do álcool, que, segundo ele, é três vezes maior que o da gasolina. "Um barril de álcool custa R$ 60,00. O de gasolina, R$ 20,00. Álcool é um combustível muito caro".

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