São Paulo, sábado, 30 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Safra de café aumenta 15%, prevê o IBGE

DA SUCURSAL DO RIO; DA REDAÇÃO

A produção de café deverá ser 15,20% maior do que a do ano passado, segundo o LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) de fevereiro feito pelo IBGE. A safra deve ser de 1,719 milhão de toneladas.
São Paulo deve ter um aumento de 49% na safra em comparação com o ano passado. A principal razão é a recuperação dos cafezais, fortemente atingidos pela geada em 1994.
Também em Minas haverá aumento da safra, pela mesma razão que São Paulo, segundo o IBGE.
Além do café, têm estimativa de crescimento da safra, segundo o levantamento do IBGE, a primeira safra de batata-inglesa (4,21%), cana-de-açúcar (2,15%), cebola (11,61%), a primeira safra de feijão (13,18%) e laranja (4,21%).
Com previsão de safra menor do que o ano passado, segundo a estimativa de fevereiro, aparecem o algodão herbáceo (5,63%), arroz (12,93%), primeira safra de milho (15,23%) e soja (15,06%).
O LSPA de fevereiro confirmou a tendência dos meses anteriores, mostrando que haverá redução da safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 12,87% em relação ao ano passado. A previsão é de uma safra de 69,061 milhões de toneladas.
A pecuária teve crescimento de abate em 1995 em relação ao ano passado. Os dados do final de ano das Pesquisas Mensais de Leite e Abates de Animais do IBGE mostrou que o abate de suínos aumentou 13,7%, o de aves, 11,2% e o de bovinos, 10,6%.
A produção de leite destinado à indústria aumentou 11,9% em relação a 1994, segundo o IBGE. O resultado deve-se ao inverno pouco rigoroso que permitiu que as pastagens mantivessem boa qualidade e aos preços estáveis dos insumos.
Reação do mercado
O levantamento do IBGE sobre a safra de café causou queda geral nos preços do produto. A estimativa é considerada absurda por analistas de mercado.
Para o vice-presidente do Conselho Nacional do Café, Manuel Bertoni, deve ter ocorrido erro de interpretação nos dados divulgados. "O IBGE anualmente divulga previsão de safra de café em coco. É necessário descontar a casca do café para se chegar ao volume em sacas beneficiadas -medida usual no mercado de café", diz Bertoni.
Para o presidente da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, em Minas Gerais), Issac Ferreira Leite, a previsão contraria e conflita com todas as estimativas feitas por empresas particulares, inclusive os dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
"Temos sérias dúvidas e restrições quanto à capacidade e estrutura disponível no IBGE para levantar dados confiáveis, baseado em pesquisa de campo, para fazer projeção de safra", afirma Leite.

Texto Anterior: CDB lidera ranking financeiro em março; FIF bate poupança
Próximo Texto: UE consulta sobre frango
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.