São Paulo, sábado, 30 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o roteiro das histórias macabras do disco

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Segundo Nick Cave, "Murder Ballads" nasceu com a faixa "O'Malley's Bar", excluída do álbum anterior, "Let Love In", por ser "muito longa e estranha".
O tema violento não era novidade em sua carreira -"The Mercy Seat" (88), por exemplo, é narrada por um condenado à cadeira elétrica-, mas acabou redundando no mergulho no formato "fábulas de horror", que ele define como "um projeto extracurricular".
Conheça a seguir as histórias horripilantes que povoam o CD.
*
Song of Joy - Um médico sai para atender um amigo e encontra a mulher Joy e as filhas Hilda, Hattie e Holly enforcadas. Se transforma num andarilho, em busca do assassino nunca encontrado.
Stagger Lee - Nick aproveita tema tradicional para narrar a loucura de Stagger Lee, que, expulso de casa pela mulher, vai beber no bar. Lá, mata o dono do bar com três tiros na cabeça, faz sexo com a prostituta Nellie Brown e assassina Billy Dilly, o cafetão dela.
Henry Lee - PJ Harvey é a mulher que joga no fundo de um poço o marido Henry Lee -Nick, claro-, porque ele quis ir embora com outra. "Repouse aí, Henry Lee, até que a carne de seus ossos se derreta", ela arremata.
Lovely Creature - Nick conhece uma "agradável criatura" que abandona outro homem por sua causa. Ele sai pelo mundo e, ao voltar, ela desapareceu. "Esta adorável criatura repousa em algum lugar com luvas verdes nas mãos."
Where the Wild Roses Grow - Kylie Minogue é Elisa Day, apelidada "Rosa Selvagem", garota que conhece um gentil Nick, seu primeiro homem. Narram, em dueto, a sedução, até que ele a leva para ver as rosas selvagens à beira do rio, "com uma pedra em seu punho", conta ela. Ele finaliza: "Me despedi dela com um beijo, toda beleza deve morrer/ E plantei uma rosa entre seus dentes".
The Curse of Millhaven - Nick assume a persona feminina de Loretta, 15, que extermina atrozmente criancinhas do vilarejo de Millhaven. "Todas as crianças de Deus devem morrer", justifica-se. Após incendiar o bairro de Bella Vista, é levada a um "asilo", afirmando que faria muito mais.
The Kindness of Strangers - A "pobre" Mary Bellows foi achada acorrentada à cama, com um tiro na cabeça. A história regride: viajava para realizar o sonho de conhecer o mar, conheceu Richard Slade no caminho e se recusou a abrigá-lo em sua cabana à beira-mar. Solitária, acabou destrancando a porta para o homem.
Crow Jane - Crow Jane morava sozinha perto do rio, até receber a "visita" de 20 homens -"20 chapéus, 20 olhos". Muda-se para cidadezinha de módicos 48 habitantes -transformados por ela em 28.
O'Malley's Bar - Em 15 minutos de canção, Nick assume a persona do alto, magro e gentil rapaz que entra no bar de O'Malley para exterminar 12 pessoas. Acuado pela polícia, não tem coragem de se suicidar com a última bala. "Não tenho livre arbítrio, como posso ser moralmente culpado?".
Death Is Not the End - A canção de Bob Dylan é a calmaria depois da tempestade. O coro religioso canta que a esperança na vida pós-morte compensa mesmo os piores momentos.
(PAS)

Texto Anterior: Nick Cave radicaliza horror em 'baladas de assassinato'
Próximo Texto: CD é ápice do artista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.