São Paulo, sábado, 30 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rabinos reformistas aprovam união civil entre homossexuais

Representantes já realizam "cerimônias de compromisso"

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Um grupo de rabinos reformistas decidiu apoiar a legalização de casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo. A Conferência Central de Rabinos Americanos reúne 1.750 rabinos e diz representar 35% da comunidade judaica dos EUA.
Apesar da decisão, o grupo não se manifestou sobre a oficialização dos casamentos em termos religiosos. O assunto deve ser votado em nova reunião, dentro de um ano.
Alguns dos rabinos, apoiados pela movimento, já vêm realizando "cerimônias de compromisso" entre casais do mesmo sexo.
Segundo o rabino Charles Kroloff, de Nova Jersey, o apoio tem como objetivo assegurar aos casais benefícios como seguro saúde e o direito a visitas em hospitais.
"Não seguimos apenas a Torá (livro sagrado da religião judaica), também consideramos a situação atual. Acreditamos que não há diferenças nesses casamentos e que esses casais merecem os mesmo direitos civis que qualquer outro."
Kroloff diz que o impacto da decisão deve ser lento em termos práticos. "Foi um primeiro passo, mas muito significativo", disse.
Dentro da comunidade judaica, a conferência enfrenta a total oposição dos grupos de rabinos ortodoxos.
Essas congregações acreditam que as relações homossexuais violam as leis judaicas e representam uma ruptura na unidade familiar. Segundo eles, é contra a Bíblia qualquer tipo de reconhecimentos dessas uniões -inclusive o civil.
Já os grupos conservadores não tomam posição quanto à legalização das uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Oficialmente, apenas desaprovam casamentos religiosos entre homossexuais.
Nos EUA, o Havaí pode ser o primeiro Estado a fazer casamentos entre homossexuais, a partir do próximo ano. Rabinos ortodoxos temem que casais viajem para o Estado apenas para se casar.

Texto Anterior: Buckingham nega que Andrew tenha Aids; Grupo explode sete bombas na Venezuela; Procurador e vice da Colômbia são acusados; Corte sérvia condena à morte croata da Bósnia; Estudo atribui certas depressões a gene
Próximo Texto: 'Caçada' na França e na Bélgica mata 5
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.