São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Errei; Erramos ma non troppo; Blecaute X aquilo preto; Foto impiedosa

MARCELO LEITE

Errei
No último parágrafo da coluna da semana passada, cometi um erro de concordância: "A admissão de omissões graves (...) são evitadas com contorcionismos". Errei na redação da crítica interna e errei ao reproduzi-la, sem atentar para a falha. Exatamente o que sempre critico na Redação.

Erramos ma non troppo
No dia 22 passado, a Folha cometeu um erro incomum e grave: republicou uma página 1-4 (que tem a prestigiada seção Painel) de dois dias antes. No dia seguinte, reconheceu a falha em um erramos, mas foi vaga. O problema teria atingido "alguns exemplares", por "problemas técnicos". Dizer isso e nada é a mesma coisa.

Blecaute X aquilo preto
Dois assuntos que poderiam ter sido manchetes de uma Folha "desestatizada" e não foram: o blecaute de terça-feira e a pancadaria dos camelôs no centro de São Paulo, dois dias depois. Na sexta, o jornal preferiu dar mais uma manchete para deslizes verbais do ministro com quem anda às turras: "FHC tem o 'saco preto', diz Motta". Na sua pág. 15, o "Novo Manual da Redação" diz que a Folha não faz campanhas contra pessoas.

Foto impiedosa
D. Lucas Moreira Neves, presidente da CNBB, protestou na Folha (pág. 1-5 de 27/3) contra uso de foto em que aparece recebendo condecoração de Ângelo Calmon de Sá. Ele tenta ensinar o padre nosso ao vigário falando de corte "indigno" da foto. Mas nem mil palavras de d. Lucas, por pias que sejam, terão o poder de apagar o caráter documental e simbólico da imagem.

Texto Anterior: O recado dos leitores
Próximo Texto: O prejuízo recordista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.