São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaca louca não deve atingir Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

A "doença da vaca louca", que pode ter sido transmitida a dez britânicos pela carne, não corre o risco de chegar ao Brasil, segundo Inácio Afonso Kroetz, do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura.
Segundo Kroetz, o Brasil deixou de importar carne bovina do Reino Unido em 1989, após terem aparecido as primeiras suspeitas da doença na gado. O último carregamento de carne chegou ao país em há três anos vindo da Irlanda.
A "doença da vaca louca" ganhou popularidade depois que o governo britânico admitiu, na semana passada, que um mal semelhante no homem, chamado Creutzfeldt-Jakob, pode ter sido causado por ingestão de carne contaminada. A União Européia vetou a importação de carne britânica.
A doença foi transmitida ao gado bovino por meio de ração contaminada com um tipo de proteína infecciosa que causa mal semelhante em ovelhas. No homem, a doença leva de 4 a 35 anos para se manifestar.

Texto Anterior: Abate clandestino funciona a 30 km do Palácio do Planalto
Próximo Texto: Embalagem terá informação sobre carne
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.