São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraná tem incidência alta de cisticercose

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

As regiões de Guarapuava e União da Vitória são as que apresentam maiores incidências de neurocisticercose no Paraná.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que 21,26% dos 837 exames de tomografia cerebrais realizadas entre 1992 e 1994 em 11 municípios da região de Guarapuava apresentaram sinais positivos para a neurocisticercose.
Na região de União da Vitória, 19% dos 590 exames realizados no mesmo período também revelaram sinais da doença.
As pesquisas foram realizadas pelas regionais da secretaria depois que a notificação da neurocisticercose tornou-se obrigatória em todo o Paraná. O levantamento, porém, só ocorreu em algumas regiões. Não existe um mapeamento oficial da doença no Estado.
Para combater a neurocisticercose, a secretaria desenvolve nessas regiões o chamado "tratamento de massa" -campanha educativa e distribuição de vermífugos durante quatro dias às famílias que moram em locais onde há focos da doença, a cada seis meses.
Entre os cuidados, os técnicos ensinam a importância de lavar as mãos depois de usar o banheiro e antes de mexer com verduras.

Texto Anterior: Gado de SP também transmite doença grave
Próximo Texto: Banho de chuveiro antecede o abate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.