São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volatilidade é menor nos EUA

DA REDAÇÃO

O Índice Bovespa (da Bolsa de Valores de São Paulo) registra maior volatilidade (variações expressivas de preços) do que o índice Dow Jones.
É o que constata levantamento realizado no período de março de 94 a março de 96 pelo pesquisador Ricardo Fleury Lacerda, da Columbia University, de Nova York.
O levantamento mostra que o Índice Bovespa e o de Nova York (Dow Jones) registrou maior correlação em julho de 1995.
No mês, o comportamento do índice Dow Jones guardou relação com o indicador da Bolsa paulista em 77,13% dos pregões.
No mês, houve uma reversão na política monetária do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) e os juros começaram a cair, influenciando as Bolsas no mundo todo.
Lacerda reconhece algumas limitações de sua pesquisa. Foram utilizados dados de fechamento dos mercados e não oscilações durante o pregão.
Existe uma diferença de fuso horário entre São Paulo e Nova York, que varia entre uma e três horas, dependendo da época do ano. A pesquisa não elimina as distorções decorrentes da diferença de horário entre os mercados, diz Lacerda.

Texto Anterior: Fatores internos pesam mais nas Bolsas brasileiras
Próximo Texto: Inflação reduzida atrai a Benetton, afirma Luciano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.