São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
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Indy ameaça F-1 no gosto do paulistano

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fórmula 1 permanece mais popular entre os paulistanos, mas a Indy ganha terreno aos poucos.
A categoria norte-americana já é considerada mais emocionante que a "rival" pelos que têm nível superior, indica pesquisa do Datafolha realizada na semana passada.
O número de entrevistados que assistem à Indy "sempre" ou "de vez em quando" subiu de 24% para 39% em quatro anos, contra uma queda de 54% para 43% da Fórmula 1 no mesmo período (veja quadro ao lado).
Também aumentou o índice dos que consideram a categoria norte-americana mais interessante. Em um ano, foi de 21% para 27%.
A Fórmula 1 apresenta ligeira queda, de 49% para 46% -dentro, porém, da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Globalmente, a imagem do Mundial de Fórmula 1 continua mais favorável -53% a consideram "mais competitiva", e 54%, "mais emocionante".
Enquanto isso, a Indy é "mais chata" para 37% e "mais difícil de entender" para 50%.
A exceção fica para os entrevistados de nível superior: 53% qualificam a Indy como mais competitiva, e 44%, como mais emocionante, números que superam os da F-1.
O grau de interesse pelas duas categorias é bem maior entre os de sexo masculino (22% dos homens e apenas 9% das mulheres assistem à Indy "sempre", por exemplo).
O interesse varia menos conforme idade e sexo. Ele é maior, porém, entre os que têm nível superior ou renda familiar mensal entre 10 e 20 salários mínimos, segundo o levantamento do Datafolha.
Brasileiros
A pesquisa também aponta que o interesse do público pelas corridas está ligado à presença de brasileiros com chances de vitória.
Transmissão
A transmissão da Fórmula 1 pela TV Globo é mais interessante que a da Indy pelo SBT, na opinião de 54% dos pesquisados. Pensam o contrário 14%.
Mesmo entre os que dizem assistir sempre a Indy, há preferência pela cobertura da Globo. Desse grupo, 62% avaliam que a transmissão da emissora é melhor, contra 21% que escolheram o SBT.
O dado pode ser reflexo da imagem institucional das emissoras.
Entre os que não assistem a F-1, 37% dizem preferir a transmissão da Globo, e 14%, as do SBT.
A pesquisa

A pesquisa Datafolha foi realizada no dia 22 de março de 1996. Foram entrevistadas 540 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%

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