São Paulo, domingo, 31 de março de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Patrocínio na Indy é mais barato que na Fórmula 1
MAURO TAGLIAFERRI
Não há cálculos precisos. Especialistas de marketing dizem que a F-1, categoria mais rica, movimenta cerca de US$ 1 bilhão por ano. Esse valor incluiria os investimentos nas escuderias, os patrocínios diretos e indiretos, os recursos aplicados pelas emissoras de TV de todo o mundo, os gastos dos espectadores que vão às corridas, os custos das viagens de todas as equipes. Os patrocinadores oficiais da corrida de Interlagos são Antarctica, Ford, Shell, ABN-Amro Bank, Philip Morris e White Martins. Os valores são muito mais modestos no caso da Indy. A começar pelo fato de as corridas não serem cada uma em um país diferente, com custos elevados de transporte. O custo de uma equipe de ponta na Indy seria de 30% do valor gasto num time de ponta de F-1. Para os interessados em anunciar produtos em corridas, há, porém, alternativas mais baratas. A cadeia de lanchonetes Bob's pagou US$ 250 mil pelos direitos de vender seus sanduíches, com exclusividade, no autódromo de Interlagos. *Colaborou Mauro Tagliaferri, da Reportagem Local Texto Anterior: Cigarro banca 2 categorias Próximo Texto: 'Oficial' vira mania entre empresas que apóiam o GP Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |