São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrocínio na Indy é mais barato que na Fórmula 1

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL*

Quanto se investe anualmente em corridas de automóvel?
Não há cálculos precisos. Especialistas de marketing dizem que a F-1, categoria mais rica, movimenta cerca de US$ 1 bilhão por ano.
Esse valor incluiria os investimentos nas escuderias, os patrocínios diretos e indiretos, os recursos aplicados pelas emissoras de TV de todo o mundo, os gastos dos espectadores que vão às corridas, os custos das viagens de todas as equipes.
Os patrocinadores oficiais da corrida de Interlagos são Antarctica, Ford, Shell, ABN-Amro Bank, Philip Morris e White Martins.
Os valores são muito mais modestos no caso da Indy. A começar pelo fato de as corridas não serem cada uma em um país diferente, com custos elevados de transporte.
O custo de uma equipe de ponta na Indy seria de 30% do valor gasto num time de ponta de F-1.
Para os interessados em anunciar produtos em corridas, há, porém, alternativas mais baratas. A cadeia de lanchonetes Bob's pagou US$ 250 mil pelos direitos de vender seus sanduíches, com exclusividade, no autódromo de Interlagos.

*Colaborou Mauro Tagliaferri, da Reportagem Local

Texto Anterior: Cigarro banca 2 categorias
Próximo Texto: 'Oficial' vira mania entre empresas que apóiam o GP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.