São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leitor prefere anjos e filósofos

DA REDAÇÃO

O romance de iniciação filosófica "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, conserva a liderança, conquistada em fevereiro, entre os livros de ficção mais vendidos de março na pesquisa Datafolha (veja lista completa ao lado). Os esotéricos dividem o interesse, com cinco livros no ranking.
Na lista de não-ficção, Mônica Buonfiglio emplaca três títulos. Neste setor as novidades ficam por conta de "Almas Gêmeas", novo livro de Buonfiglio, da pesquisa "O Adolescente por Ele Mesmo" e do estudo de psicologia evolucionista "Animal Moral".
A sondagem deste mês aponta alguns motivos que orientam a aquisição de um título. Segundo 59% dos entrevistados, o principal motivo é o interesse pelo assunto ou pelo tema. Já o nome do autor é o motivo declarado por 12% dos entrevistados. A recomendação de amigos ou parentes orientou a escolha de 8% dos entrevistados.
O perfil da amostra estima que a maioria dos entrevistados pertence às classes média e alta e tem formação universitária: 80% têm renda acima de 15 salários mínimos mensais e 72% possuem curso superior.
Como é feita a pesquisa
A pesquisa Datafolha dos livros mais vendidos foi realizada nos dias 16, 19 e 21 de março.
Foram entrevistados 1.649 compradores, que adquiriram 2.475 exemplares em 30 livrarias distribuídas geograficamente pela cidade de São Paulo. Em média, foi adquirido 1,5 livro por entrevistado.
Na escolha das livrarias foi considerada a localização da loja -se em shopping, aeroporto ou rua.
A metodologia utilizada foi a do "flagrante de compra", que consiste na abordagem do entrevistado logo após a compra do título, anotando os títulos adquiridos.
A cobertura da pesquisa é o mercado da capital paulista, ou seja, apura a venda apenas na cidade de São Paulo.
A pesquisa Datafolha dos mais vendidos é publicada pelo Mais! no último domingo de cada mês.
A sondagem foi realizada pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha.

Texto Anterior: O último império do Oriente
Próximo Texto: O pioneiro da aventura modernista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.