São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETAS; A PALAVRA; MEDICINA; FUMO; EXPOSIÇÃO; DIVULGAÇÃO; EVOLUÇÃO

ATLETAS
A morte súbita de atletas jovens pode ser prevenida pela detecção precoce e tratamento de problemas cardíacos e não deveria desencorajá-los a participar de competições, diz estudo apresentado na semana passada na Academia Americana de Cardiologia. Segundo cientistas da Universidade de Pádua (Itália) que estudaram a causa da morte de 46 atletas, muitas delas ocorreram nos que tinham uma parede do coração muito fina. Se detectada a tempo, a deficiência pode ser tratada.

A PALAVRA
"Na física, a procura é por leis mais gerais que governem toda a matéria e toda a energia. Na biologia, a tentativa é entender como funcionam sistemas vivos".
Konrad Lorenz (1903-89)
cisntista austríaco

MEDICINA
A forma mais comum de cegueira na velhice -degeneração da mácula ligada à idade- pode ser ironicamente causada por um parente incomum da vitamina A, segundo equipe da Universidade do Missouri (EUA). Os cientistas dizem que a ironia se deve ao fato de a vitamina ser essencial para uma visão normal. A equipe extraiu um pigmento laranja que parece estar associado à doença nos olhos de 250 pacientes com a doença. O pigmento -A2-E- é primo da vitamina A.

FUMO
Fumantes grávidas podem afetar o comportamento do feto apenas pensando em fumar, sugere estudo do Centro de Pesquisas de Comportamento Fetal da Universidade da Rainha (Austrália). Os pesquisadores observaram aumento significativo nos movimentos do feto, especialmente movimentos bruscos, quando mulheres 'falavam' sobre cigarro. Segundo eles, isso não significa que falar ou pensar em cigarro seja perigoso, mas sim que mulheres induzem mudanças no corpo, passadas ao feto.

EXPOSIÇÃO
Cerca de cem artistas plásticos, entre eles o brasileiro Etienne de Monte, estão expondo até o dia 2 de junho no Jardim Botânico Real, em Kew (Reino Unido). A exposição "Artistas Botânicos Contemporâneos" faz parte de uma das maiores coleções particulares de arte botânica contemporânea do mundo. A coleção pertence à botânica Shirley Sherwood, que coleciona trabalhos desde 1990. A exposição deve chegar aos EUA no segundo semestre.

DIVULGAÇÃO
Saber Ciência, de Robert M. Hazen e James Trefil. Trad. Cecilia Prada. Cultura Editores Associados (av. Paulista, 2.073, São Paulo, CEP 01311-940, tel. 011/285-4723). 430 págs. R$ 29.
O livro de divulgação científica traz em 18 lições simples os grandes ramos do conhecimento científico, como astronomia, genética e evolução. Ele ainda contém um índice remissivo de fácil consulta.

EVOLUÇÃO
O Bico do Tentilhão, Uma História da Evolução no Nosso Tempo, de Jonathan Weiner. Trad. Talita M. Rodrigues. Editora Rocco (r. Rodrigo Silva, 26, 5º andar, Rio de Janeiro, CEP 20011-040, tel. 021/507-2000). 335 págs. R$ 33.
A obra conta a história de dois biólogos evolutivos da Universidade de Princeton (EUA) que registram a evolução como está ocorrendo atualmente entre espécies de tentilhões do arquipélago de Galápagos.

Texto Anterior: Estimativa pode ter sido superestimada
Próximo Texto: Novo tipo de drogas pode diminuir a quantidade do vírus HIV no sangue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.