São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como o camarão muda de cor?

Bruno Migliari, 26, músico, Rio de Janeiro (RJ)

Luiz Eduardo Maia Nery, do Instituto de Biociências da USP responde:
"A cor no camarão, como nos outros crustáceos, se deve a presença de células pigmentares na epiderme. Tipicamente cada célula pigmentar, chamada cromatóforo, tem só um tipo de pigmento, e sua classificação pode ser feita em função da cor do pigmento presente.
"Assim, os cromatóforos são divididos em melanóforos (pigmento de cor preta ou marrom), eritróforos (com pigmento de cor vermelha), xantóforo (pigmento de cor amarela) e iridóforo (com pigmento iridescente).
"As mudanças de cor podem ser lentas ou rápidas. As alterações lentas se devem à alteração na quantidade de pigmento presente no cromatóforo ou à alteração no número de cromatóforos presente na epiderme.
"Tais mudanças são denominadas de mudança de cor morfológica. As alterações rápidas se devem ao deslocamento do pigmento dentro do cromatóforo.
"Quando os pigmentos se apresentam agregados ao redor do núcleo da célula, o cromatóforo não faz exercer o seu tom de cor.
"Quando os pigmentos se apresentam dispersos pela célula, ocupando grande parte do citoplasma, o cromatóforo faz exercer a sua cor. Tais alterações são chamadas de mudança de cor fisiológica.
"Portanto, o camarão tem uma grande capacidade de alteração de cor devido a capacidade de realizar tanto a mudança de cor morfológica como a fisiológica."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo-SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Novo tipo de drogas pode diminuir a quantidade do vírus HIV no sangue
Próximo Texto: Hale-Bopp pode ser o "cometa do século"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.