São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

publicitárias de futuro

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO

promessas vêm de criação e arte
Mariana Caltabiano, com apenas 23 anos, é citada por alguns publicitários como tendo chances de ser uma Christina Carvalho Pinto do futuro. Trabalhando há quatro anos no mercado publicitário, ela foi responsável por algumas campanhas que fizeram sucesso e ganharam prêmios, como uma série de anúncios publicados em revistas para a marca de lingerie Valisère com fotos de homens.
Sua primeira oportunidade numa agência grande aconteceu quando ela ainda estava na faculdade e leu um artigo sobre Nizan Guanaes, o principal executivo da DM9. Na época, o pai de Mariana trabalhava com carros da marca Nissan. A semelhança entre os dois nomes -Nissan e Nizan- levou Mariana a criar uma campanha publicitária de brincadeira para a Nissan, que mandou para o Nizan. O resultado foi um convite para um estágio. No início de março, Mariana trocou a DM9 pela Talent.
Continua na DM9 outra publicitária muita citada quando se pergunta quais são as mulheres que estão em ascensão profissionalmente. Camila Franco, 33, é diretora de criação da DM9 e ficou famosa por ter participado da criação do "O primeiro Valisère a gente nunca esquece".
Algumas publicitárias acabam se destacando criando campanhas que são dirigidas especialmente para mulheres, como é o caso de Tetê Pacheco, 32, uma das diretoras de criação da W/Brasil. Gaúcha de Porto Alegre, ela veio para São Paulo há três anos e hoje é uma das principais responsáveis pela publicidade de O Boticário.
Outro exemplo é o de Cristiane Maradei, 36, sócia e diretora de criação da Lowe, Lodduca, que criou anúncios para produtos como as panelas Panex (em que a estrela era o ator Guilherme Karan), margarina Delícia e as sandálias Melissinha.
Todas essas publicitárias trabalham na área de criação das agências de propaganda. Por isso mesmo, seu trabalho é mais facilmente reconhecido e as chances de promoção aparecem mais cedo do que em outras áreas do trabalho publicitário, em que se requer maior experiência, como no atendimento aos clientes ou planejamento e pesquisa.
Outras publicitárias de destaque trabalham como diretoras de arte. Um exemplo é Simone Drago, 30, da DM9, responsável por anúncios como os da Parmalat, publicados ultimamente nas contracapas de muitas revistas em que foram usadas fotos antigas de mulheres.
Claudia Issa, 26, também é diretora de arte, da DPZ, e trabalhou recentemente nos filmes para TV para a Sadia. Como outras publicitárias, ela acha que, na maioria dos casos, quando publicitárias enfrentam preconceito por serem mulheres, é da parte de mulheres, e não de homens.
(C.G.F.)

Texto Anterior: expansão e turbulência no mercado
Próximo Texto: tempos modernos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.