São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

idéias fora do lugar-comum são marca registrada

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO

Mulheres halterofilistas vendendo produtos eletrodomésticos garantiram à Young & Rubicam um dos prêmios mais cobiçados pelos publicitários de todo o mundo.
No ano passado, a agência ganhou um Leão de Bronze no festival de publicidade de Cannes (na França), um dos mais prestigiados internacionalmente, por um filme em que se abandonou o recurso tradicional de usar modelos com jeito de donas-de-casa para divulgar as vantagens de eletrodomésticos.
Em vez disso, a Young escalou um grupo de halterofilistas na tentativa de mostrar que a vida é muito dura para quem não usa os produtos fabricados pela Singer. As modelos apareciam de biquíni enquanto o narrador contava que cada uma delas faz um determinado tipo de tarefa doméstica, como passar roupa ou espremer laranja sem usar os eletrodomésticos da Singer.
Outro anúncio criado pela Young recentemente que fez sucesso foi um filme feito para a Varig, batizado internamente de "Quilômetros", em que a aeromoça canta "Quinhentos e sessenta quilômetros, quinhentos e sessenta quilômetros, pare um pouquinho, descanse um pouquinho..."
O filme foi um dos mais lembrados numa pesquisa feita ouvindo os telespectadores e a modelo que participou do anúncio como aeromoça acabou recebendo convites para trabalhar como atriz.
Varig e Singer são dois dos cerca de 28 clientes da Young & Rubicam Comunicações, o nome oficial da agência de propaganda do grupo no Brasil. Alguns dos clientes são atendidos internacionalmente pela agência, como a Ford e a Colgate-Palmolive. Outros grandes grupos empresariais que trabalham com a Young são Danone, Philip Morris, DuPont, Kibon, Pepsico e Gradiente.
No ranking referente a 1994, segundo os últimos dados disponíveis, a agência era a sexta maior do país.
Além da agência de propaganda, a Young controla mais três empresas no Brasil, todas atuando na área de comunicações, como a Burson-Marsteller, do setor de relações públicas.
(C.G.F.)

Texto Anterior: salada de endívias, frango e pignoles
Próximo Texto: Clip
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.