São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passaportes britânicos tumultuam Hong Kong

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Milhares de moradores de Hong Kong solicitaram, após passar horas na fila, o passaporte britânico ontem, último dia para pedir o documento.
O governo de Hong Kong acredita que mais de 160 mil pessoas solicitaram o passaporte. O documento garante a entrada livre no Reino Unido e em outros 80 países, mas não o direito de morar em território britânico.
Algumas pessoas passaram mais de 17 horas na fila, na sede do governo britânico.
"O passaporte é para protestar contra os chineses", disse um comerciante chamado Ko. Ele passou o domingo na fila para conseguir o documento.
Grande parte dos moradores de Hong Kong pensam em deixar a colônia britânica quando ela for devolvido para os chineses, em 1º de julho de 1997. Eles temem as restrições políticas impostas pelo regime comunista chinês.
Cerca de 800 pessoas protestaram em Hong Kong contra "as intenções de Pequim de reverter a democracia". "O silêncio não é ouro, é mortal", gritavam os manifestantes.

Texto Anterior: Milhares fazem atos anti-EUA no Japão
Próximo Texto: Países ricos pressionam por cláusula social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.