São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é a cláusula social

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

A cláusula social parte do princípio de que os países pobres adotam regras trabalhistas frouxas, o que reduz o custo de sua mão-de-obra.
Assim, seus produtos entrariam nos países desenvolvidos com preços mais competitivos do que a produção local, no que o jargão diplomático batizou de "dumping social" (dumping é vender a preço igual ou abaixo do de custo).
O ministro francês do Trabalho, Jacques Barrot, lista os seguintes tópicos como eventuais integrantes de uma cláusula social: interdição do trabalho forçado e da exploração de mão-de-obra infantil, afirmação da liberdade de associação e de expressão para os sindicatos e direito à negociação coletiva.
O Brasil fica na defensiva nos itens trabalho forçado e infantil e na remuneração (mínima ou média), bem abaixo do padrão do mundo desenvolvido.
(CR)

Texto Anterior: Países ricos pressionam por cláusula social
Próximo Texto: Debates começam com confronto de estratégias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.