São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
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Itaparica renova e aumenta aeroporto

Med e governo investem R$ 450 mil

DA REPORTAGEM LOCAL

A aterrissagem de dois turboélices Fokker-50 da TAM na ilha de Itaparica (BA), no último dia 23, marcou a estréia da operação de grandes aviões no aeroporto local.
A nova pista, que custou R$ 450 mil -dos quais R$ 100 mil foram pagos pelo Club Med e o restante pelo governo da Bahia- dá início também à comercialização de pacote promocional que inclui passagem aérea e que custa R$ 999 por semana, com pensão completa.
Nos últimos 11 anos, o aeroporto da maior ilha da baía de Todos os Santos recebeu apenas aviões monomotores e pequenos bimotores.
Prioridade eleita por Janyck Daudet, 39, presidente do Club Med para a América Latina desde meados do ano passado, a reforma do aeroporto foi inicialmente pensada para facilitar o transfer aéreo operado por pequenos aviões entre Salvador e Itaparica.
Mas um acordo firmado entre Daudet e o comandante Rolim A. Amaro, da TAM, viabilizou a reforma da pista para operação dos Fokkers-50, com capacidade para cerca de 48 passageiros.
Numa segunda etapa das reformas, a pista deve ganhar nova camada de pavimentação e luzes para aterrissagens noturnas com o objetivo de receber o bijato Fokker-100, com capacidade para quase 100 passageiros.
Para Daudet "o aeroporto é o renascimento de Itaparica, pois dá a possibilidade de o turista embarcar nos aeroportos de Congonhas (SP) ou no Santos Dumont (RJ) em vôos diretos".
"A viagem pode ser feita em três horas e quinze minutos, desde São Paulo, e em duas horas e quarenta minutos, a partir do Rio. Isso será um incentivo forte para nosso cliente, assim como o preço promocional", diz ele.
Planos
O mote da campanha publicitária da Agência Salles/DMB&B, que promoverá os pacotes do Club Med com vôos diretos da TAM -orçada em R$ 350 mil- é "vá direto ao paraíso sem pagar pelos pecados".
O primeiro grupo de turistas a utilizar o serviço chega a Itaparica em 14 de abril, e a expectativa do Club Med é a de aumentar sua ocupação média anual, que ficou em torno de 72% no ano passado.
Daudet aposta que suas vendas devem crescer entre 7% e 10%.
Está também interessado em aumentar o número de clientes -brasileiros e estrangeiros- que retornam ao Club Med de Itaparica, construído há 15 anos.
Chamados de "villages", os resorts do Med são cerca de 110 em todo mundo e se caracterizam pela oferta de esportes, lazer e de um clima informal.
Em Itaparica a ocupação do "village" é composta por 47% de brasileiros, 8% de europeus, 10% de chilenos e 35% de argentinos.
Para Daudet, as obras de ampliação da pista -que tinha 750 m e agora tem 1.300 m- podem gerar novos empreendimentos na ilha.

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