São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Financiamento bancário vai auxiliar o produtor de borracha

Conselhos decidirão como aplicar dinheiro do programa

JOSÉ ALBERTO GONÇALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Basa (Banco da Amazônia) criou um programa de crédito, o Prodex, destinado a financiar míni e pequenos produtores de borracha, castanha, babaçu, açaí e pescadores artesanais.
O secretário de Planejamento da Prefeitura de Rio Branco (AC), Gilberto Siqueira, diz que o extrativista ficava de fora dos empréstimos feitos pelo Basa com dinheiro do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte).
"O Prodex vai estimular a modernização da atividade extrativista, que precisa ganhar mais produtividade e gerar produtos de melhor qualidade", afirma Siqueira.
Atendendo à proposta da Prefeitura de Rio Branco, conselhos municipais e estaduais de desenvolvimento vão decidir como aplicar os recursos do programa.
Os conselhos são formados por órgãos governamentais (metade dos membros) e entidades da sociedade civil (a outra metade).
Segundo José Luiz D'Ávila, coordenador de estudos especiais do Basa, os conselhos que estão sendo formados no Acre são a melhor forma de eliminar o clientelismo na destinação do crédito.
(JAG)

Texto Anterior: Indústria prevê margens apertadas em 96
Próximo Texto: Real reorienta produtor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.