São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família de Herzog terá indenização

DAS SUCURSAIS DE BRASÍLIA E DO RIO

A Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos durante o regime militar (1964-1985) decidiu ontem que o governo vai indenizar a família do jornalista Wladimir Herzog, morto em 23 de outubro de 1975 no DOI-Codi, em São Paulo.
Foram ainda homologadas as indenizações para familiares de nove outros desaparecidos políticos.
A comissão recebeu os pedidos de indenização para as famílias dos líderes guerrilheiros Carlos Lamarca, da Vanguarda Popular Revolucionária, e Carlos Marighela, da Ação Libertadora Nacional.
Marighela morreu em uma emboscada, no dia 4 de novembro de 1969, em São Paulo.
Lamarca foi morto pelo Exército em 17 de setembro de 1971, na Bahia. Ambos são considerados duas das principais lideranças de esquerda que aderiram à luta armada contra o regime militar.
O ministro do Exército, Zenildo de Lucena, afirmou no Rio que se as famílias de Lamarca e Marighella tiverem direito a indenizações, "elas devem ser amparadas". Mas disse que o problema não era seu, mas "da Justiça".

Texto Anterior: Presidente reclama de comparações na área social
Próximo Texto: Presidente chama os opositores de reacionários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.