São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nós, latinos

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

E vai aumentando a solidariedade hispânica, latina, como dizem os americanos, entre os antes isolados e orgulhosos brasileiros.
A Bandeirantes, assim, ao cobrir o espancamento de supostos imigrantes ilegais por policiais da Califórnia, descreveu cena por cena o que chamou de "selvageria". E terminou, revoltada:
- A pena para os policiais? Licença remunerada.
A Record, que apresentou as imagens nas manchetes, deu um jeito de falar que a cena causa "revolta".
Até a nova Globo cobriu em tom crítico, com Lillian Witte Fibe e depois Paulo Henrique Amorim falando em "imagens de violência" e fazendo questão de chamar os agredidos de "imigrantes sem documentos" -e não de ilegais.
Na CNN hispânica, que é editada nos Estados Unidos, a revolta foi ainda maior. O âncora abriu a cobertura com o que mais parecia comentário de Boris Casoy:
- Nos Estados Unidos, um país que está sempre dando aulas à América Latina sobre o respeito aos direitos humanos, há setores que poderiam também estar necessitando de algumas aulas.
No país da CNN, o problema é maior porque as cenas lembraram aquelas do caso Rodney King, um negro espancado por policiais brancos da mesma Los Angeles -num dos episódios que dividiram a nação, etnicamente.
Agora são os hispânicos, os latinos, entre eles os brasileiros, que passam por trauma semelhante -e têm a confirmação de que, não adianta, somos menos iguais.
Deu a louca
Lillian Witte Fibe, que ganhou fama por perder o controle no confisco collorido, vai mudando o Jornal Nacional, em economia.
O dia da liberação dos preços combustíveis foi noticiado como "deu a louca nos preços". No comentário, "o governo se dá mal".

e-mail: nelsonsa@folha.com.br

Texto Anterior: Campanha relaciona o peso e o real
Próximo Texto: Erundina não quer Marta para sua vice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.