São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
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Pepsi lança projeto de US$ 3,5 bi

ALESSANDRA BLANCO
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Um Concorde azul com o nome Pepsi passa, a partir de hoje, por dez cidades européias para mostrar as novas cores da empresa.
Até o final do ano, 24 países vão ter refrigerantes da Pepsi apenas em latas azuis. Em 97, o Projeto Azul chega a mais de 190 países.
A Pepsi gastou três anos e US$ 3 bilhões no desenvolvimento do projeto e vai gastar mais US$ 500 milhões em publicidade.
A campanha terá cinco filmes e o slogan "Change the Script" (ainda sem tradução para o português), em substituição ao "A Escolha da Nova Geração", de 1984.
Num dos filmes, a top model Cindy Crawford se transforma em personagem de desenho animado.
Em outros dois, as estrelas são o tenista André Agassi e Claudia Schiffer, também top modelo.
Agassi é o esportista radical, se atira de montanhas e faz piruetas no ar com uma espécie de skate, preso em um avião. Termina o filme com a boca cheia de grama ao escorregar num jogo de tênis.
Schiffer, a mais nova contratada Pepsi, participa de um filme em que se prepara para o banho só com um roupão branco, deixando louco o sabonete, que ganha rosto e expressões de desejo. Mas, na hora do banho, é usado por uma mulher velha e gorda.
Os filmes foram apresentados ontem em Londres para 400 jornalistas de 45 países.
Cor refrescante
"Esta é a nova imagem da Pepsi. O azul representa o futuro, é mais 'cool', mais dinâmico e transmite uma sensação mais refrescante do que a antiga embalagem em vermelho", disse o vice-presidente de criação da Pepsi Internacional, Larry Mcintosh.
A Pepsi, que tem 24% das vendas de refrigerantes cola no mundo, cresceu 7% no ano passado, em relação a 1994.
No Brasil, a Pepsi tem 10,8% das vendas e a Baesa, engarrafadora Pepsi, 14,7%. A meta é alcançar 25% até o ano 2000.
A Pepsi gastou US$ 190 mil para convencer a Air France a pintar um de seus aviões. Vai gastar outro tanto para pintá-lo novamente de branco, em dez dias.
Segundo o jornal "The Times", a British Airways recusou a oferta por considerar perigosa a pintura do avião.
Na velocidade supersônica, o Concorde só pode estar pintado de branco para não correr o risco de elevar muito a temperatura. O branco reflete raios solares.
Técnicos da Air France dizem que o avião deverá voar na velocidade subsônica.

A jornalista Alessandra Blanco viajou a Londres a convite da Pepsi.

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