São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Airbus fará superavião para até 650 passageiros

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O consórcio europeu Airbus Industrie anunciou ontem a retomada de um projeto de US$ 10 bilhões para desenvolver um superavião para 650 passageiros.
Segundo comunicado da empresa, os primeiros modelos do novo jato vão operar em 2003. O projeto A-3XX, como é conhecido o superavião, estava parado havia três anos, quando a Airbus e a sua maior rival, a Boeing nor te-americana decidiram desenvolver em conjunto uma aeronave para 800 passageiros.
A parceria naufragou um ano depois e a Boeing acelerou a produção de seu modelo 777, lançado para concorrer com os Airbus A-330 e A-340 na faixa de mercado de aeronaves que transportam entre 300 e 400 passageiros.
Com o lançamento do 777 em parceria com a companhia aérea United Airlines (EUA), a Boeing recuperou a dianteira no mercado aeronáutico com encomendas previstas de US$ 31 bilhões até o fim do século.
"Temos muito interesse no projeto, que vai acelerar a corrida pelo mercado no próximo século", disse à Folha o diretor de assuntos corporativos relativos aos Airbus da British Aerospace, Howard Perry.
"O projeto do A-3XX nunca foi totalmente parado. O que acontece agora é a reunião de forças entre todos os envolvidos e a procura por parceiros nas linhas aéreas comerciais para discutir sua viabilidade", disse Perry.

Texto Anterior: Varig adota a terceirização e decide cortar 200 empregos
Próximo Texto: Capital externo quer parceiro local para atuar em TV paga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.