São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo luta para trazer autores de volta

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A Rede Globo resolveu entrar na disputa com a Bandeirantes e com o SBT e trazer de volta os autores de novela que pretendiam deixar a emissora.
O departamento jurídico da Globo analisa como rescindir os contratos de Benedito Ruy Barbosa, 64, e Walter Negrão, 54, com o SBT. Os dois haviam assinado "contratos futuros" com a emissora de Silvio Santos -entrariam em vigor apenas em 1998, ao final de seus contratos com a Globo.
Outros dois novelistas tiveram que se reapresentar à emissora. Ricardo Linhares, 33, e Ana Maria Moretszohn, 47, criadores de "Malhação", haviam acertado a rescisão de seus contratos com a Globo, ainda em vigor, e assinado outros.
Linhares havia assinado um contrato com a TV Plus. Ele escrevia a novela "O Campeão", uma co-produção com a Bandeirantes, exibida às 20h. Moretszohn havia se comprometido a escrever uma novela para o horário das 19h na Bandeirantes.
A Globo voltou atrás e não aceitou rescindir os contratos. Linhares teve que abandonar "O Campeão" depois de ter escrito 36 capítulos. Moretszohn, que preparava a novela "Perdido de Amor" para estrear em agosto, deixou o projeto.
Brecha
A Folha apurou que a emissora aproveitou uma brecha nos contratos para evitar a rescisão de Linhares e Moretszohn: os dois teriam que pagar uma multa estipulada pela emissora para ficarem livres do contrato. A Globo não estabeleceu o valor da multa e os contratos não puderam ser encerrados.
"Tudo bem, eu volto e cumpro meu contrato até o fim, em julho. Depois, quem sabe eu volte para a Bandeirantes e faça a minha novela?", diz Moretszohn.
"Já tive algumas reuniões na emissora, mas ainda não sei o que irei fazer", conta Linhares.
Nos casos de Benedito Ruy Barbosa e Walter Negrão, a atuação do departamento jurídico da emissora está sendo diferente. A Globo quer pagar ao SBT a multa prevista no contrato para ter seus dois autores de volta.
"A Globo conversou comigo, me perguntou se havia algo errado com a emissora. Eu disse que não e eles começaram a cuidar da rescisão", explica Negrão, que já prepara a sinopse da novela que irá substituir "Quem É Você" às 18h.
Benedito Ruy Barbosa, que escreve "O Rei do Gado" (próxima novela das 20h), confirma o interesse da Globo em evitar sua ida para o SBT.
"Ainda estamos discutindo o assunto, mas há uma possibilidade de que eu não deixe mais a Globo no final do contrato, em 97", diz.

Texto Anterior: Da antipatia
Próximo Texto: Nova novela enfoca mundo feminino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.