São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova novela enfoca mundo feminino

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um sonho cinematográfico em tons sépia deu início à nova novela de Carlos Lombardi, "Vira Lata", dirigida por Jorge Fernando no horário das sete da Globo. O drama da filha que assiste à morte da mãe perseguida, dá logo lugar à cumplicidade alegre do cotidiano de Helena (Andréa Beltrão), suas duas filhas e 15 cachorros.
A novela é o ideal de mães e filhas. Elas se divertem junto na vida doméstica e na escola. Ele, marido e pai Vianna (Murilo Benício) trabalha duro como advogado dedicado. E tem alergia aos cachorros.
As diferenças de domínios estão simetricamente marcadas nos cenários e figurinos. A arquitetura moderna e lúdica do domínio feminino da casa -clara, cheia de verde, escorregador de um andar para outro- contrasta com a sobriedade do fórum. O shortinho dela, os ternos escuros e as gravatas dele. Ela conduz o cotidiano, ele meio lerda, não acompanha.
A vida arejada delas inclui provavelmente assistir à novelas recheadas de homens bonitos, esportistas atirados, de torso nu. De "Quatro Por Quatro", a última novela do diretor, "Vira Lata" herda Marcelo Novaes (Fidel) e Henrique Martins (Lênin) de novo herói aventureiro e benfeitor. Dessa vez no papel de um destemido piloto de helicóptero, o ator ganha os ares, salva pessoas em perigo e faz piruetas.
Betty Lago está de volta como Valquíria, uma pediatra independente e namoradeira. Amiga de Helena, profissional bem-sucedida, solitária, se diverte como babá das meninas. A novela é uma grande brincadeira feminina, talvez excessivamente verborrágica. Mulheres e meninas se divertem com a exibição da impetuosa e/ou de bons moços dos homens.

Texto Anterior: Globo luta para trazer autores de volta
Próximo Texto: "Cassiopéia" é ficção que prega discurso politicamente correto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.