São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Cassiopéia" é ficção que prega discurso politicamente correto

DAVI MOLINARI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Cassiopéia", o primeiro longa de animação nacional feito totalmente em computador é uma ficção politicamente correta que prega a não-violência.
O filme e os personagens são uma criação de Clóvis Vieira, profissional de cinema de animação desde 1970.
A história se passa na constelação de Cassiopéia, num pequeno planeta chamado Atenéia. Os humanóides do planeta vivem em harmonia e felicidade até a chegada de invasores que cortam a comunicação do planeta com o Conselho Intergalacto Central.
Sem ter a quem pedir socorro, o destino do astro fica nas mãos de quatro heróis, Chip, Chop, Feel e Thot, apoiados pela cientista Lisa.
Armas pacíficas
O desenlace da trama está nas armas dos heróis que não são destrutivas. "Diferentemente dos desenhos violentos, quero mostrar para as crianças que é possível vencer o mal, sem usar as armas mortíferas", disse Clóvis Vieira.
Cassiopéia custou R$ 1,2 milhões e foi produzido em três anos por uma equipe de três diretores de animação e 11 animadores.
O software utilizado foi o Topas Animator. Todas as imagens foram geradas em computador.
"O que representa um marco na cinematografia brasileira e mundial, pois nem o Toy Story usou 100% de recursos de realidade virtual", disse Vieira.
O filme, que entraria em circuito comercial nas férias escolares de janeiro e fevereiro, sofreu um atraso e só será veiculado nos cinemas do país em julho.
Mesmo assim, foram feitas duas exibições especiais na última segunda-feira.
Na ocasião as secretarias de Cultura e de Educação do Estado firmaram um protocolo de intenções com a produtora do filme, NDR, com o objetivo de viabilizar o programa Cinescola. Com este projeto se pretende exibir o filme para os alunos da rede estadual de ensino, antes da sua estréia nas férias.

Texto Anterior: Nova novela enfoca mundo feminino
Próximo Texto: Dickinson lança terceiro disco solo durante visita ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.