São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade não crê em punição

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

O diretor da Human Rights Watch/Americas no Brasil, James Cavallaro, 33, acredita que não haverá punição dos culpados.
"Para dizer se os responsáveis serão punidos, eu me basearia no passado. E, fazendo isso, diria que é muito provável que o caso não seja apurado e os responsáveis punidos", afirmou.
Ele disse que mais uma vez a imagem do Brasil no exterior será prejudicada, não só pelo massacre, mas em função da não-punição. "Se fossem apurados os casos, e os responsáveis punidos, até que o Brasil não seria tão prejudicado."
Ele diz que vai pedir a condenação do Brasil junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA pela impunidade e não-apuração em 15 casos de desrespeito aos direitos humanos.
Entre eles, cita o massacre de 111 presos no Carandiru e a morte de 12 pessoas em conflito entre a PM e sem-terra em Corumbiara (RO).
Segundo Cavallaro, ao ratificar a Convenção Americana Sobre os Direitos Humanos em 92, o Brasil se comprometeu a apurar e punir casos como o de Corumbiara.

Texto Anterior: Região do conflito rejeita o movimento dos sem-terra
Próximo Texto: FHC diz que governo não é 'responsável' por massacre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.