São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nortistas são mais jovens, diz demógrafa

JOSÉ ROBERTO TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

A discrepância no percentual de casados e solteiros entre as regiões Norte e Sul também se deve à idade da população. Os sulistas são mais velhos e, portanto, estão mais próximos da "idade de casar".
É uma das explicações da coordenadora do Núcleo de Estudos da População da Unicamp, Maria Coleta de Oliveira, para o fato de haver, proporcionalmente, mais solteiros no Norte do que no Sul.
As explicações das pesquisadoras não se esgotam aí. A demógrafa Elza Berquó lembra que Estados como Roraima e Acre são áreas de fronteira, caracterizadas pela transitoriedade de seus habitantes.
Muitas vezes não há nem tempo de eles consolidarem experiências familiares, pois logo se mudam.
Sobre os altos índices de união consensual, ela diz que havia uma tradição no Norte e Nordeste de não haver registro. "No passado, chegavam a 30% os casamentos só no religioso".
A razão disso era a forte presença da Igreja Católica, quase substituindo o Estado.
Sacristão durante a infância no Amazonas, Luiz Antônio de Medeiros conta que, uma vez por ano, o padre subia o rio fazendo o que se chamava "desobriga": casamentos, batizados e crismas em uma mesma cerimônia.
Hoje, os índices caíram bastante. A maior taxa é no Tocantins: 9,6%.
(JRT)

Texto Anterior: Região Sul é mais 'família' do que a Norte
Próximo Texto: Casados há 51 anos apóiam a separação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.