São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio já ganha mais com os juros

Pesquisa mostra distorções

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

Poucas vezes na história o comércio obteve tanto ganho financeiro como atualmente.
É o que revela pesquisa realizada pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Anefac, diz que os comerciantes estão tendo ganhos financeiros superiores às receitas obtidas na atividade-fim.
Segundo a pesquisa, as vendas do comércio estão sendo realizadas basicamente (85%) a prazo. Os ganhos maiores são das lojas que não dependem de bancos.
O presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-SP), Rubens Tafner, diz que o consumidor calcula se pode pagar a prestação, sem observar o valor do preço à vista.
O crediário com prazo mais longo é a forma utilizada pelo comércio para estimular vendas, diz ele.
Miguel Oliveira estima, porém, que a inadimplência (atraso de pagamentos) vai aumentar em 96, apesar de ter sido alta em 95.
Calcula que os trabalhadores terão em média reajuste salarial anual de 17%, mas quem compra a prazo está pagando, em média, juros anuais de 235,38%.
Ele estima, a permanecer o quadro atual, o consumidor não terá como pagar os compromissos, transferindo a inadimplência para o comércio, que repassará o problema para indústrias e bancos.

Texto Anterior: Banco quer triplicar cobrança
Próximo Texto: Justiça: ruim e cara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.