São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amostra revela situação de 37 empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

O quadro acima resume a situação de 37 empresas, a maioria líderes em seus setores, e que já publicaram os balanços.
O quadro pretende ser uma amostra e foi montado com a ajuda dos departamentos econômicos de dois bancos de investimentos. Ali se verificam os contrastes: empresas boas em setores ruins e empresas no vermelho em setores que nadaram em lucros.
Verifica-se ainda a tendência geral do ano passado: das 37 empresas, 21 conseguiram aumentar suas vendas. Mas apenas 14, na mesma amostra, conseguiram elevar seu lucro. As outras 2 perderam margens.
No setor automobilístico, a "impressão" dos especialistas é a de que as grandes montadoras foram bem. Trata-se de "impressão", porque não sendo empresas de capital aberto, com ações em Bolsa de Valores, essas empresas não precisam publicar balanços.
A área de bebidas teve um de seus melhores anos. Com o ganho de renda da população mais pobre, proporcionada diretamente pelo fim da inflação, o consumo subiu como nunca.
O setor de material de construção, no geral, foi bem, também por causa do aumento de renda nas camadas mais pobres da população. Fertilizantes foi um desastre, como todos os setores que dependem da agricultura. Os produtos agrícolas estiveram com preços baixos durante todo o ano passado. Os produtores perderam pelo menos 20% de sua renda. Compraram menos insumos e seus fregueses também amargaram perdas.

Texto Anterior: Empresas vendem mais, mas lucro diminui em 95
Próximo Texto: Para onde vai o nosso dinheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.