São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto sobre câncer foi denunciado por fraude

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na revista norte-americana "Science" (270, 1562), Eliot Marshall salienta que nos últimos tempos as mulheres com câncer mamário receberam dos especialistas duas notícias importantes sobre essa doença, uma alvissareira e outra negativa.
A primeira é a validade de observação antiga de que a "lumpectomia" (pequena cirurgia destinada a reduzir pequenas massas tumorais), é tão eficaz como a mastectomia (grande cirurgia destinada a ablação radical da mama com pequenos tumores).
A notícia desfavorável é que o tamoxifen, fármaco (droga) que cura certos cânceres mamários e evita sua recidiva, tem efeito restrito a cinco anos, podendo ser nocivo daí por diante.
A primeira dessas notícias foi anunciada há dez anos e despertou muito interesse.
Mas foi mais tarde contestada por um médico que acusava fraude em alguns dados. A reavaliação da observação foi favorável e os dados iniciais proclamados por Bernard Fisher em 2.000 pacientes passaram a ser aceitos.
Os estudos de Fisher fazem parte do projeto NSABP, que demonstrou a equivalência dos efeitos da lumpectomia (simples ou com radiação) e da mastectomia quanto ao prolongamento da vida.
Esses dados agora foram reconhecidos como válidos após longo trabalho de acompanhamento de pacientes durante 12 anos.
Embora o câncer reaparecesse fortemente em mulheres que sofreram lumpectomia sem radiação, não houve aumento de mortalidade.
Após 18 anos de existência, o NSABP sofreu rude golpe quando o jornal norte-americano "Chicago Tribune" denunciou fraude no estudo da lumpectomia -o ensaio B-06.
O caso teve grande repercussão e mobilizou os órgãos públicos de saúde, assim como a revista médica "New England Journal of Medicina", que publicou o artigo original e se mostrou agastada por não ter sido informada da descoberta da fraude.
Os dados da grande análise, depois de expurgados da fraude, confirmam os resultados proclamados por Fisher, sob suspeita durante cerca de dez anos não como autor da fraude, mas como coordenador dos muitos centros que participaram do estudo.

Texto Anterior: Os primeiros povos da floresta
Próximo Texto: Se não houvesse mistura entre raças humanas, surgiria uma nova espécie?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.