São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Se não houvesse mistura entre raças humanas, surgiria uma nova espécie?

Silvana Sanches, 16, estudante, Botucatu (SP)

Diogo Meyer, do Laboratório de Estudos Evolutivos da USP responde:
"Pessoas de diferentes regiões do mundo diferem na cor da pele, no formato do olho ou rosto. Possuímos uma explicação para tais diferenças.
"Acreditamos que mutações acontecem de tempos em tempos e mudam as características das pessoas.
"Apesar da aparência, neste século aprendemos que as populações de diferentes regiões -que chamamos raças- são pouco diferentes umas das outras.
"Dois fatores estão por trás dessa baixa diferenciação. Um é a mistura entre populações humanas. Ela aumentou muito nos últimos milhares de anos, quando a população mundial se tornou maior e a tecnologia permitiu grandes viagens e, portanto, mais contatos entre os diversos grupos.
"O outro é a idade de nossa espécie. Somos uma espécie jovem, e não houve tempo suficiente para o surgimento de muitas mutações. "Sem dúvida, se a mistura tivesse sido menor, as diferenças entre raças seriam maiores.
"Entretanto é difícil dizer se já passou tempo suficiente para que espécies distintas se formassem.
"A evolução não é uma ciência exata. Não sabemos quantas nem que tipo de mutações precisam ocorrer para que populações se tornem distintas, nem quanto tempo é necessário para isso. "Mas podemos dizer que havendo maior isolamento, teríamos uma maior diferenciação. Assim, em algum momento, espécies distintas seriam formadas."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo-SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedi dos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Projeto sobre câncer foi denunciado por fraude
Próximo Texto: COMPUTADOR; TRABALHO; DEPRESSÃO; FLÚOR; SAÚDE; EVOLUÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.