São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPUTADOR; TRABALHO; DEPRESSÃO; FLÚOR; SAÚDE; EVOLUÇÃO

COMPUTADOR
Pessoas mais velhas podem aprender a trabalhar com computadores tão bem quanto jovens, ou melhor, sugere estudo da Universidade Strathclyde (Escócia). O estudo comparou um grupo de pessoas entre 18 e 23 anos com um grupo entre 30 e 43 anos. O grupo mais jovem teve mais medo de novas tecnologias informáticas. O outro grupo mostrou menor nível de ansiedade num teste escrito.

TRABALHO
Excesso de trabalho pode matar, diz estudo publicado na Revista Médica Britânica ("BMJ") Segundo o estudo, pesquisa que acompanhou 2.465 motoristas de ônibus durante sete anos já havia mostrado que a incidência de morte e tratamentos hospitalares foi duas vezes maior nesse grupo do que em pessoas cujo nível de trabalho e estresse era menor.
geólogo norte-americano

DEPRESSÃO
Substâncias inócuas (placebos) são tão eficazes quanto antidepressivos, diz estudo na revista "Journal of Professional Psychology". Cientistas da Universidade de Montana (EUA) revisaram estudos sobre a eficácia de duas drogas: clássicas como o "Tofranil" e modernas como o "Prozac". A eficácia em adolescentes variou entre 8% e 45%, contra 17% e 68% dos placebos.

FLÚOR
O flúor, substância usada, por exemplo, nas pastas de dente, pode prevenir osteoporose, sugere estudo da Universidade de Saskatchewan (Canadá). O estudo comparou dois grupos de mulheres entre 18 e 24 anos. Mulheres que bebiam água fluoretada tiveram um aumento de 11% na densidade óssea. Osteoporose, comum após a menopausa, causa uma redução da densidade óssea, favorecendo fraturas.

SAÚDE
Epidemias no Brasil, uma Abordagem Biológica e Social, de Rodolpho Telarolli Junior. Editora Moderna (r. Padre Adelino, 758, São Paulo, CEP 03303-000, tel. 011/291-4677) 108 págs. R$ 11,80.
O autor discute as principais doenças transmissíveis do país a partir de aspectos sociais, biológicos e históricos.

EVOLUÇÃO
Evolução do Bicho-Homem, de Paulo Cunha e Valdir Montanari. Editora Moderna (r. Padre Adelino, 758, São Paulo, CEP 03303-000, tel. 011/291-4677). 78 págs. R$ 9,10.
O livro aborda a origem da humanidade, discutindo temas como a origem da diversidade e o efeito fundador.

Texto Anterior: Se não houvesse mistura entre raças humanas, surgiria uma nova espécie?
Próximo Texto: Brasileiro primitivo veio pela praia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.