São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE E SOLIDEZ

Saúde. Esse substantivo tem múltiplas funções. Serve para designar estado orgânico desejável, força, vigor; pode ainda ser utilizado como brinde ou mesmo como uma interjeição, desejando melhoras a alguém que espirra. Interessa aqui a primeira acepção, sobretudo no que diz respeito ao setor público. Curiosamente, saúde e solidez compartilham a mesma raiz arcaica latina "*sol-". No Brasil, as semelhanças param aí.
O sistema de saúde público parece mais um pântano repleto de fatais poças de areia movediça do que uma estrutura sólida sobre a qual se possa caminhar com firmeza e segurança.
Os episódios do envenenamento por hemodiálise em Caruaru (PE) e dos efeitos colaterais em massa à vacinação contra meningite em Campinas são dois exemplos eloquentes de como é fácil cair, inopinadamente, num desses lamaçais de difícil saída.
Seria obviamente injusto condenar de chofre todo o sistema de saúde. Sob certa ótica, é quase um milagre que, em pleno sertão pernambucano, funcionasse uma clínica especializada num tratamento extremamente complexo como é a hemodiálise.
Também em Campinas, a tentativa de impedir, aos primeiros sinais de aumento de casos, uma epidemia de meningite é absolutamente louvável.
Essas boas iniciativas, porém, esbarraram na miríade de mazelas que assolam todo o setor público brasileiro. Destaca-se, no caso da saúde, uma completa despreocupação para com normas e procedimentos básicos de segurança adotados em todos os países de Primeiro Mundo e até mesmo nos hospitais particulares de boa qualidade do Brasil.
Acidentes, é claro, podem acontecer em toda parte. Quando eles se repetem com frequência, porém, há algo errado na base. A saúde pública não se transformará, da noite para o dia, num centro de referência, mas é preciso, pelo menos, fechar as poças de areia movediça para que se possa caminhar melhor na área pantanosa.

Texto Anterior: O ÚLTIMO PROFETA
Próximo Texto: FMI DO B
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.