São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensagens da CNBB

LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

A Assembléia Geral de Bispos é encontro de irmãos, em clima de oração, amizade e solicitude pastoral diante da situação de nosso povo, à luz do Evangelho.
O tema central que inspirou e manteve o interesse e entusiasmo dos participantes é o "Projeto de Evangelização da Igreja no Brasil", em resposta ao apelo do papa João Paulo 2º aos católicos do mundo inteiro, para uma renovação mais profunda da Igreja, em homenagem a Jesus Cristo, celebrando os 2.000 anos de seu nascimento.
O projeto, que será lançado no dia 1º de dezembro de 1996 com o título "Rumo ao Novo Milênio", visa revigorar a fé e comprometer mais os católicos no processo de evangelização, incluindo a colaboração para que a sociedade brasileira seja justa e solidária.
O texto, em linguagem simples, foi aprovado por unanimidade e servirá de subsídio para as comunidades.
Quatro mensagens marcaram a assembléia de Itaici:
1) A primeira reflete a profunda tristeza e indignação pela chacina dos sem-terra. O depoimento dos bispos que estiveram presentes em Corumbiara e Eldorado comoveu a todos e veio confirmar a urgência da reforma agrária e de sadia política agrícola.
2) A segunda mensagem trata das "Exigências Cristãs da Paz Social". Em sintonia com os sentimentos de Cristo, bom pastor, procura analisar as graves situações sociais de nosso povo. Destina-se a ser lido nas comunidades, a 1º de maio, no "Dia do Trabalhador".
O texto reconhece a necessidade de consolidar o controle da inflação, mas insiste no dever de despertarmos a consciência ética diante da concentração de renda, do drama da fome e exclusão social, da violência estruturada, do crescente desemprego, da aflição das populações indígenas e da condição desumana dos encarcerados.
Para a promoção do bem comum propõe-se, como prioridade, a imediata geração de novas oportunidades de trabalho, num verdadeiro "mutirão nacional".
Ao governo, em seus três poderes, pede-se uma firme articulação entre políticas econômicas e sociais. Ao Poder Judiciário compete mais ágil distribuição da justiça, sem ceder à impunidade.
3) O "Pronunciamento sobre a Família" vem reafirmar sua missão insubstituível como estrutura básica da sociedade e o valor do sacramento do matrimônio para os católicos, e louva as famílias que, com esforço heróico, mantêm-se unidas e procuram dar testemunho dos princípios cristãos.
Contém, ainda, um apelo aos parlamentares para que salvaguardem os direitos da família e da vida, com decidido repúdio ao crime do aborto direto e provocado e a todo projeto de lei que atente contra a instituição familiar.
4) Considerando a situação do ensino religioso nas escolas públicas, enviaram documento aos parlamentares no qual defendem os direitos dos alunos de receber educação religiosa que os auxilie a responder às questões existenciais profundas, de modo integrado no currículo, em horários normais, com remuneração assegurada pelo Estado.
Voltam os bispos às suas dioceses, fortificados na fraternidade e esperança. Levam em mãos o roteiro "Rumo ao Novo Milênio", a fim de que no período que agora se abre (1996-1999) preparemos, com entusiasmo, o grande jubileu de conversão, reconciliação e justiça social.

D. Luciano Mendes de Almeida escreve aos sábados nesta coluna.

Texto Anterior: Zorra geral
Próximo Texto: Mais burocracia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.