São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceará reduz índice de analfabetismo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O governo do Ceará reduziu, nos últimos cinco anos, de 39,5% para 28,5% o índice de analfabetismo entre crianças da faixa etária de 11 a 14 anos no interior do Estado.
Segundo o secretário de Educação do Ceará, Antenor Naspolini, nos últimos dez anos houve aumento de 44% na oferta de vagas na rede de ensino básico.
Um dos principais adversários do governo, o deputado estadual Artur Bruno (PT) disse "concordar genericamente" com o atual modelo de educação do Ceará. Segundo ele, os recursos destinados à educação são insuficientes.
Banco Mundial
A Secretaria recebe 26% do orçamento do Estado, correspondente a R$ 30 milhões mensais. Desde 1995, o Banco Mundial apóia o projeto e já aprovou a liberação de R$ 96 milhões até 98.
A rede estadual do Ceará tem 719 escolas. O índice de analfabetismo no Estado, de acordo com estimativas de 95, é de 37%.
Segundo Naspolini, desde o ano passado o governo cearense assumiu uma política mais ofensiva de combate ao analfabetismo infantil.
"No ritmo que estávamos, apenas em 2015 atingiríamos os índices de alfabetização infantil dos Estados do Sul do país", disse ele.
O primeiro passo, afirma o secretário, foi fazer uma radiografia da realidade educacional do Estado: foram cadastradas, com nome e endereço, todas as crianças em idade escolar no interior.
Valorização
O governo também implantou um programa destinado a "valorizar as escolas", dando-lhes autonomia para eleger seus diretores e adequar seus calendários escolares às suas próprias realidades.
Os recursos são repassados diretamente para as escolas a cada três meses. "Um dos resultados dessa descentralização é que não há escola sem merenda escolar", disse.
O governo também enviou à Assembléia Legislativa projeto de lei que permite às escolas captarem recursos. "Um empresário poderá fazer propaganda no muro de uma escola em troca da reforma da mesma", afirmou o secretário.

Texto Anterior: Eficácia 'multiplica' verba
Próximo Texto: Índice de aprovação sobe no RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.