São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário estava 'jurado de morte'

Delegado investiga o mandante

DO NP E DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Fernando Iberê Nascimento, assassinado sexta-feira, junto com o filho, na esquina das ruas Estados Unidos e Pamplona, nos Jardins, foi morto sob encomenda, segundo Ivaney Cayres de Souza, delegado do 78º Distrito Policial (DP).
A polícia suspeita que o motivo do crime tenha sido conflito de terras. "Ele estava ameaçado de morte, mas não podemos revelar o nome do possível mandante. O que sabemos é que o autor dos oito disparos veio a São Paulo com a missão de matá-lo."
Nascimento e o filho Luís Fernando Grava do Val Nascimento, 23, foram enterrados às 14h30 de ontem. Cerca de 100 pessoas acompanharam o sepultamento. Ninguém da família quis dar nenhuma declaração.
Na tarde de sexta-feira, Nascimento esteve no Fórum de São Paulo, para tratar de um processo de expropriação de terras. O crime aconteceu logo depois, às 18h. O empresário estava no carro com dois filhos, Luís Fernando, que estava na direção, e Luís Felipe, 26, que não foi ferido.
Depoimento
Em depoimento à polícia, Luís Felipe Grava do Val Nascimento revelou o nome de um empresário de Rondônia supostamente interessado na morte de seu pai.
Segundo o delegado, dois ex-secretários de Estado do governo Quércia e dois promotores públicos estiveram no 78º DP para acompanhar o depoimento do filho do empresário.
Segundo testemunhas que presenciaram o crime, o assassino usava óculos e trajava terno escuro, gravata, óculos e chapéu. "Na hora em que o desconhecido atirou, a testemunha jogou o farol alto do seu carro sobre o pistoleiro, que guardou a a pistola num saco e saiu andando apressado do local", declarou o delegado Ivaney Souza.
Segundo a polícia, o pistoleiro teria vindo de Rondônia, Pará ou Paraná com a missão de executar o empresário e ainda estaria escondido em São Paulo. Os investigadores vasculharam terminais rodoviários, aeroportos e cerca de dez hotéis da região central da cidade, mas não conseguiram informações sobre o paradeiro.

Texto Anterior: Vaticano planeja rede para ligar paróquias da América Latina
Próximo Texto: Pobres são as vítimas do ensino no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.