São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O ranking dos líderes

1) Coretta Scott King - Viúva de Martin Luther King Jr., assumiu a atividade do marido, lutando pelos direitos civis de negros nos Estados Unidos. Tem atividade política, incluindo influência no voto dos negros nas eleições.

2)Jesse Jackson - Pastor norte-americano, ex-candidato à Casa Branca. Foi eleito senador e é comentarista da rede de televisão norte-americana CNN. Luta pelos direitos civis.

3) Johnie Cochran - Advogado de O. J. Simpson, transformou o caso em que o jogador era acusado de matar a ex-mulher em um julgamento racial. Simpson foi inocentado, e Cochran ganhou popularidade.

4) Colin Powell - Ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, ganhou destaque durante a Guerra do Golfo (1991). Cogitou se candidatar à Presidência dos EUA. Agora é um dos cotados para concorrer à Vice-Presidência com Bob Dole (Partido Republicano).

5) Louis Farrakhan - Líder da Nação do Islã, movimento religioso negro muçulmano. Organizou a Marcha de 1 Milhão de Homens em Washington. Critica especialmente os judeus e prega a separação entre negros e brancos.

6) Benjamim Chavis - Ex-presidente da NAACP (Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor), organização de direitos civis dos negros. Foi afastado do órgão em 1995, após ser acusado de assédio sexual por uma funcionária.

7) Clarence Thomas - Juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, defende que as classificações raciais sejam tiradas da Constituição americana. Teve sua nomeação ameaçada por uma acusação de assédio sexual feita por uma ex-assessora.

Texto Anterior: Condições de vida estão em declínio, diz pesquisa
Próximo Texto: Folha divulga mais um caso de violação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.