São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV chinesa grava programa no Brasil

ADRIANO CATOZZI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma equipe da emissora chinesa Beijing Television (BTV) está no Brasil produzindo um programa especial sobre a realidade do País. O documentário foi proposto pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Deverá ter mais de uma hora e será exibido em horário nobre no máximo em três meses.
É o primeiro passo para o futuro intercâmbio e negociação de co-produções entre a TV pertencente ao município de Pequim e as emissoras brasileiras. Em junho, o presidente e os diretores dos departamentos internacional e de esportes da BTV virão ao Brasil para contatar redes públicas e particulares.
A televisão tem tido papel importante na divulgação da imagem do Brasil na China. A novela "A Escrava Isaura" e os episódios do "Você Decide", ambos comercializados pela Rede Globo com a China, ainda são as principais referências do país para os chineses, assim como o futebol.
Segundo a sub-diretora do Departamento Internacional da BTV, Xuchun Xin, que chefia a equipe no Brasil, um lote de 20 novos episódios do "Você Decide" foi comprado pela BTV, em razão do seu sucesso.
Por causa de "A Escrava Isaura", a atriz Lucélia Santos ainda hoje é uma das estrelas mais populares na China.
O especial sobre o Brasil está sendo produzido em três módulos. O primeiro abordará o desenvolvimento da ciência e tecnologia, o segundo mostrará aspectos culturais e belezas naturais e o terceiro registrará a presença da comunidade chinesa no País.
Nos últimos dias, a equipe fez gravações em São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Em São Paulo, um dos locais visitados foi o Centro Tecnológico Gráfico - Folha, para o módulo de desenvolvimento da tecnologia no país.
As gravações sobre a cultura e a arte brasileira foram centradas em Salvador. Em Foz do Iguaçu foram feitos registros sobre as cataratas e a hidrelétrica de Itaipu, uma obra que impressiona os chineses. Nas outras cidades foram abordados aspectos sociais e a evolução da tecnologia.
O desenvolvimento do Brasil surpreendeu os chineses no início da estadia. Em São Paulo, ao precisar repor um componente de seu equipamento, a equipe ficou impressionada com a rua Santa Ifigênia, no centro, que tem comércio especializado em eletro-eletrônica.

Texto Anterior: Falta naturalidade a 'Não Fuja da Raia'
Próximo Texto: SBT lança três novelas amanhã para enfrentar Globo no horário nobre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.