São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf quer verticalizar a região central

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf quer alterar o Plano Diretor de São Paulo para permitir maior adensamento nas áreas centrais da cidade.
Hoje, o coeficiente máximo de construção em um terreno é igual a quatro. Isso significa que o proprietário só pode construir um prédio equivalente a quatro vezes a área do terreno. Em algumas áreas o limite é ainda menor.
O secretário do Planejamento, Roberto Paulo Richter, quer elevar o coeficiente para oito, desde que o proprietário pague pela compra do direito de construir e esta operação esteja condicionada às aprovação da Câmara.
"O limite de quatro vezes a área do terreno não impediu que a cidade crescesse. As pessoas foram para a periferia. A única coisa que a limitação produziu foram favelas", disse Richter.
Para ele, o dinheiro gerado pela venda do direito de construir mais em um terreno pode financiar o poder público na expansão da infra-estrutura urbana.
"Se fizéssemos uma Operação Urbana ao longo da futura linha quatro do Metrô, entre Clínicas e Vila Sônia, conseguiremos levantar R$ 400 milhões -um terço do valor da obra", disse o secretário.
Atualmente, há 300 milhões de m2 de área construída na cidade. O estoque para novas construções é de 800 milhões de m2.
Se o novo Plano Diretor da prefeitura for aprovado pelo Legislativo, esse estoque subiria para 1 bilhão de m2, o que representa um crescimento de 25%.
Capital imobiliário
Para a arquiteta Ermínia Maricato, que foi secretária da Habitação na gestão Luiza Erundina, a proposta de Richter favorece o capital imobiliário.
"Os moradores dos bairros que ainda têm alguma qualidade de vida não querem a verticalização. Qualquer cidadão comum sabe que o problema do tráfego já passou do limite", disse Ermínia.

Texto Anterior: Chacina em Roraima faz 4 mortos em uma família
Próximo Texto: Moradores de Itaquera pedem mais médicos; Laudo não confirma tortura em comerciante; Polícia acusa pai de matar filha grávida; Estudante é morta na saída de baile funk
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.